A origem do Boxe

Boxe, do inglês Boxing ou Pugilismo como era chamado antigamente, é um esporte de combate que se utiliza as mãos tanto para deferir golpes quanto para se defender.

Mesmo sendo mais conhecido na Inglaterra, devido seus torneios sem regras no século XVII, o esporte foi originado na Grécia Antiga.
Embora modalidade parecidas aparecem em gravuras sumérias (Sul da antiga Babilônia) em 3000 a.C., foi dos Helênicos o primeiro registro do esporte como algo formal, contendo algumas regras.

Sua primeira aparição foi nos Jogos Olímpicos da antiguidade em 688 a.C., onde eram disputados sem limite de tempo total e sem assaltos (rounds). Vencia quem aguentava mais a disputa, onde a única coisa permitida era levantar o braço para informar o rendimento a disputa.

Onomasto de Esmirna, o primeiro campeão olímpico de Boxe, feito ocorrido na 23ª olimpíada de 688 a.C., quando o esporte foi adicionado as olimpíadas, que posteriormente, começou a criar as regras do esporte.

Mas antes disso, o estilo de luta que já era bem agressivo ainda ficaria um pouco mais mortal quando a península grega ficou sob domínio romano em 146 a.C., foi aí que passaram a utilizar os chamados Caestus, uma espécie de soco inglês feito de couro bem grosso e revestido com pequenas peças de ferro.
Após a queda do império romano e a ascensão do cristianismo, o boxe foi um pouco esquecido, cujo qual foi reaparecer somente na Inglaterra nos séculos XVII e XVIII em seus “torneios” de rua, porém ainda sim sem regras, algumas das regras do esporte passaram a surgir somente na metade do século XIX.

Na época do Renascimento na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX, o boxe era praticado com as mãos nuas, o que fazia da pratica algo brutal, levando a sofrer intensas mudanças em 1867, onde foi formulado as Regras de Queensberry, onde os rounds seriam de 3 minutos separados por 1 de descanso e a obrigatoriedade do uso de luvas.

Tais regras passaram a vigorar somente em 1872.
Em 1896, em Atenas, quando ressurgiu os Jogos Olímpicos, agora da Era Moderna, o boxe não foi incluído como esporte, foi somente nas Olimpíadas de 1904, a terceira da Era Moderna que ocorreu em St. Louis, dessa em diante o esporte esteve em todas as próximas edições das olimpíadas menos a de 1912 que ocorreu em Estocolmo.

Mas foi somente no século XX que começou a história do boxe no Brasil, onde os poucos praticantes na época eram emigrantes alemães e italianos em Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Fontes:
https://revoada.net/10-grandes-atletas-da-antiguidade/
https://lutasartesmarciais.com/artigos/historia-boxe/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-boxe/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Boxe

Nenhum comentário:

Postar um comentário